segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Força de vontade honesta é fundamental!

Pois é, na minha postagem anterior acabei falando de uma ótima dica que tem me ajudado muito a não fumar: lembrar sempre, principalmente na fissura, de que a crise de abstnência passa em alguns minutos.

É isto, mas tem uma dica que considero mais importante ainda e que acabei de ser lembrando lendo um comentário: manter firme a força de vontade em parar de fumar.

Para mim esta força de vontade teve que ser tirada lá das minhas mais remotas profundezas para se contrapor à vontade de fumar, numa forma de desafio. Foi isto que me manteve e me mantém ainda firme no objetivo. Para dar motivos firmes a esta força de vontade eu fiz um tipo de contrato comigo mesmo, um acerto em que relacionei todas as coisas boas que percebia estar ganhando em deixar de fumar X o meu longo casamento com o cigarro.

Lia esta lista em voz alta para mim mesmo durante os períodos de fissuras (principalmente no primeiro mês), e me perguntava: "Eu quero voltar a fumar?". A resposta foi e continua sendo "Não", mas me lembro bem que o "não" não podia ser vazio, tinha que ressoar a lembrança do meu desejo sincero de parar de fumar, porque senão a força do desejo de fumar poderia me levar a uma recaida.

Tenho consciência de que ainda estou em área de perigo, mas com o passar dos dias vejo que tem ficado bem mais fácil em continuar respondendo "não" para o cigarro.

Um comentário:

  1. boa noite hoje exatamente 65 dias sem o fedido. ta mais tranquilo as primeiras 3 semanas foi as piores. valeu pelo espaço.

    ResponderExcluir

11 anos já se passaram Dia 25 de julho sempre é lembrado como o dia que parei de fumar. Foram 31 anos fumando. Até a memória do cigarro já...