quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A crise de abstinência passa em até 5 minutos

Eu já disse aqui, em algumas de minhas postagens, que li muita coisa, quase tudo que vi na internet sobre deixar de fumar.

Há coisa demais escrita por gente que se diz especialista em ajudar aos que desejam parar de fumar, mas que são meio papagaios, repetidores do que ouviram falar e falam muita bobagem; pensam que os fumantes são assim meio sem noção, meio idiotas, que aceitam aconselhamentos absurdos, além de inventar e repetir bobeiras que apresentam como verdadeiras, mas sem o mínimo de evidências que lhe deem alguma credibilidade. Acho que boa parte deste besteirol vem de uma característica de nossa sociedade atual que parece dividir-se em 2 grupos: os especialistas e os idiotas, com o agravante de que muitos idiotas se passam por especialistas e muitos especialistas se esquecem que estão tratando com seres humanos!

Por isto cheguei à conclusão de que o que realmente ajuda, muito mais do que qualquer "bom" conselho, são os depoimentos das experiências dos que resolveram deixar de fumar e estão na luta em permanecer como não fumantes. Boa parte destes depoimentos estão escritos em blogs, que funcionam como se a gente estivesse num grupo de ajuda mútua. Alguns destes blogs, como o do Vinho Sem Cigarro, li todas as postagens. Foi isto que me incentivou a escrever aqui e tem sido um dos fatores que me manteve firme em não fumar durante estes últimos 4 meses.

Uma das dicas mais importantes para mim, que devo ter lido num destes blogs, é de que a fissura, aquela vontade louca de fumar passa! Ela dura até uns 5 minutos, mas passa. Para o fumante, em crise de abstinência, a sensação é de que aquele desejo maluco de fumar não vai passar NUNCA! E a verdade é que passa sim. Nestas horas eu botava uma bala na boca e ficava me lembando de que aquilo, que parecia apertar a minha garganta, ia passar! Olha só, já estou falando como se fosse passado. Acho que isto é bom. Muito raramente tenho sentido alguma vontade forte de fumar.

2 comentários:

  1. Prazer, Claudio. Seja bem-vindo!
    A vontade vem, e passa. É verdade, ainda bem!
    Estive meio ausente, mas estou voltando.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Benvindo Cláudio e gostei muito desse seu depoimento sobre os "especialistas em tabagismo". Creia que usei durante 31 anos de fumante todos os metódos possíveis para parar de fumar e o único que funcionou comigo foi força de vontade e escrever meu blog e ler o dos amigos. Esse monte de "expert" devia indicar aos fumantes que desejam interromper o vício uma dose diária de leitura de blogs contra o fumo. Abração e continue na luta

    ResponderExcluir

11 anos já se passaram Dia 25 de julho sempre é lembrado como o dia que parei de fumar. Foram 31 anos fumando. Até a memória do cigarro já...